A Mitologia Japonesa nos Animes #2: Kitsune

terça-feira, 14 de agosto de 2012 0 comentários
Ao falar em Kyuubi ou Raposa de 9 caldas logo lembramos de Naruto,  pois no mangá de Naruto, o protagonista Naruto Uzumaki carrega em seu corpo uma Kyuubi selada por seu pai, Minato Namikaze. Quando Naruto fica furioso ou em risco de morte, o chakra, a energia interior, da Kyuubi se manifesta em seu corpo e lhe dá poder podendo até mesmo assumir sua forma.
Mas a história da Kyuubi não começou no mangá de Naruto. Na verdade a lenda da Kyuubi já existia a muito antes do mangá, a Kyuubi é uma lenda muito antiga no Japão.


No folclore Japonês a palavra utilizada para raposa é Kitsune. Raposas são muito utilizadas no Folclore Japones. Kitsunes são seres inteligentes com habilidades magicas que vão aumentando de acordo com sua idade. Um de seus poderes mágicos é a habilidade de assumir forma humana, normalmente uma bela e jovem mulher ou uma velha senhora. Em algumas histórias as Kitsunes são seres malignos que usam essa habilidade para enganar as pessoas, já em outros elas são guardiãs fieis, amigas e até esposas. Além da habilidade de assumir a forma humana, elas possuem os poderes de possessão, conseguem gerar fogo das suas caudas e da sua boca, o poder de aparecer nos sonhos e o de criar ilusões.


A qualidade física mais notável da Kitsune são suas caudas, podendo chegar em nove. Quanto mais caudas uma Kitsune tiver mais velha, sábia e poderosa ela é. Histórias dizem que leva 100 anos para uma cauda aparecer. Devido a seu poder e influência, pessoas fazem oferendas para elas como se fossem divindades.


Dizem que as Kitsunes possuem uma inteligência superior, vida longa e poderes mágicos. Elas são um tipo de yōkai (demônio, espirito...) Kitsune muitas vezes é traduzida como espirito da raposa.

Existem duas classificações comuns de Kitsune. A zenko , que são raposas boas, celestiais associadas ao Deus Inari, elas são chamadas às vezes simplesmente de raposas de Inari. Por outro lado, as yako tendem a ser mais maliciosas. Tradições locais costumam adicionar mais tipos. Por exemplo, ninko é um espírito de raposa invisível que seres humanos só podem perceber-los quando são possuídos. Outra classificação tradicional é definir a Kitsune em um dos treze tipos existentes, pelas habilidades sobrenaturais que a Kitsune possui.


Fisicamente, Kitsunes são lembradas por ter nove caudas. Em geral, um maior número de caudas indica uma raposa mais velha e mais poderosa, nos folclores dizem que uma cauda crescerá após que a raposa viver 100 anos. Um, cinco, sete e nove caudas são os números mais comuns nas histórias. Quando uma Kitsune recebe sua nona cauda, sua pele torna-se prateada ou dourada. Estas Kyūbi no Kitsune (raposa de 9 caldas) ganham a capacidade de ver e ouvir qualquer coisa em qualquer lugar no mundo e também adquirem sabedoria infinita.

0 comentários:

Postar um comentário